O prefeito de Codó, Zé Francisco (PSD), completou um ano no cargo e, nesse período, cumpriu apenas três das 149 promessas de campanha, conforme indica levantamento do Marco Silva Notícias. A análise foi efetuada com base no programa de governo apresentado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2020, pelo então candidato.

A reportagem analisou todas as propostas anunciadas por Zé Francisco nas 21 páginas do programa de governo (veja a íntegra aqui). Desse total, 146 não saíram do papel em seu primeiro ano de governo.

Educação

Na área da educação, Zé Francisco fez 16 promessas e não conseguiu cumprir nenhuma delas. O prefeito de Codó, ainda não cumpriu, por exemplo, as promessas de construir novas creches, criar uma escola de tempo integral, garantir merenda escolar para todos os alunos da rede municipal, interprete de libras nas escolas onde haja pelos menos um aluno surdo e a compra de bicicletas para os estudantes das escolas públicas do município.

Saúde

O desempenho de Zé Francisco na área da saúde também foi ruim em seu primeiro ano de governo. O prefeito também não conseguiu cumprir nenhuma das 47 promessas feitas.

Entre as promessas não cumpridas estão a contratação de médicos especialistas, melhorar a gestão para o atendimento de urgência e emergência no HGM, aprimorar o fornecimento gratuito de medicamentos à população na rede de saúde ou em domicílio e implantar o laboratório central para análises clinicas.

Meio Ambiente e Sustentabilidade

O Meio Ambiente é outra área que não recebeu qualquer tipo de atenção do governo de Zé Francisco. O prefeito não conseguiu cumprir nenhuma das oito promessas feitas no seu plano de governo.

Destaque para o não cumprimento das promessas de aumentar para no mínimo 50% a taxa de cobertura da rede coletora de esgoto com tratamento e a construção do 1º Aterro Sanitário Municipal.

Moradia e Requalificação Urbana e Rural

Essa é uma das poucas áreas que teve promessas cumpridas por Zé Francisco. O prefeito cumpriu dois dos oito compromissos feitos durante a última campanha. Por enquanto, ele conseguiu instalar alguns pontos do projeto “Codó Conectado” e, apesar de algumas deficiências, têm conseguido garantir a manutenção de poços e reservatórios para o fornecimento regular de água potável em toda cidade e na zona rural.

Transportes

O prefeito Zé Francisco fez quatro promessas para a área de transportes, mas nenhuma delas foi cumprida. Destaque negativo para o não cumprimento da promessa de reduzir a taxa de acidentes com vítima no trânsito em, pelo menos, 30% já no primeiro ano, utilizando meios e formas de organizar o trânsito e ainda com campanhas de conscientização e educação no trânsito permanente.

Cultura

A cultura é mais uma área que não teve nenhuma promessa cumprida por Zé Francisco. Foram cinco compromissos feitos. O prefeito prometeu e não cumpriu, por exemplo, prestar incentivos às atividades culturais que envolvam a criatividade e a participação ativa da juventude codoense por intermédio de grupos de jovens, grêmios ou grupos organizados, exigindo ainda o cumprimento integral da Lei da Meia Entrada.

Esportes

Para a área de esportes o prefeito fez 26 promessas. Apenas uma delas foi cumprida: a realização dos Jogos Escolares Codoenses. Entre as promessas não cumpridas estão o apoio aos esportes radicais, melhoramento da qualidade da infraestrutura esportiva pública da cidade e a criação de um programa de incentivos as atividades físicas e esportivas.

Desenvolvimento Social

Para a área de desenvolvimento social foram feitas nove promessas, mas nenhuma delas foi cumprida até o momento. O prefeito Zé Francisco não cumpriu promessas importantes como a criação de Centros de Referência para menores abandonados e moradores de rua, ampliar e aperfeiçoar a rede de Centros de Referência da Assistência Social e criar o Centro de Referência da Pessoa em Situação de Risco (CRPSR).

Ordem pública e conservação

Nenhuma das quatro promessas feitas para a área de Ordem Pública e Conservação foram cumpridas por Zé Francisco. O prefeito não cumpriu, por exemplo, as promessas de implantar os programas “Meu Bairro Mais Seguro” e o “Proteção de Todos Nós”, que previa a instalação de câmeras de monitoramento eletrônico nos principais pontos de grande fluxo de pessoas e veículos de Codó.

Gestão e Finanças Públicas

O prefeito Zé Francisco fez nove promessas para a área de Gestão e Finanças Públicas. No entanto, nenhuma delas conseguiu cumprir em seu primeiro ano de governo.

Destaque negativo para a promessa de implantar a “Ouvidoria do Povo” que se constituirá de um canal permanente e ativo para que a sociedade da zona urbana ou rural possa apresentar suas sugestões, críticas e reclamações de qualquer serviço, devendo o mesmo funcionar 7 (sete) dias por semana, 30 dias por mês.

Desenvolvimento Econômico/Produtivo Urbano e Rural

A última área apresentada no plano de governo é de Desenvolvimento Econômico/Produtivo Urbano e Rural, que teve treze promessas feitas por Zé Francisco e nenhuma cumprida.

O prefeito prometeu e não cumpriu, por exemplo, implantar de forma permanente o Espaço do Agricultor Familiar, incentivar a realização do “Dia de Campo” nas comunidades rurais e desenvolver em parceria com a EMBRAPA projetos na área de piscicultura, caprinocultura, suinocultura, além da criação de aves e outros animais visando o fortalecimento das comunidades rurais.