O soldado da Polícia Militar, identificado como Márcio Moraes, foi punido pela corporação após a publicação de um vídeo no aplicativo TikTok viralizar nas redes sociais.

O militar foi informado que será transferido para a cidade de Mirinzal. O Comando da Polícia Militar do Maranhão alegou a necessidade de serviços no município, mas, no entanto, o ato foi entendido como retaliação por conta do vídeo lançado nas suas redes sociais.

O militar relatou que desde o lançamento do vídeo vem sendo perseguido pelo Comando Geral que utilizou a estratégia maquiavélica reproduzida há muitos anos na Polícia Militar, que é a de punição por meio de transferência para cidades bem distantes de onde o policial mora.

Veja o vídeo:

 

Outro caso:

Em julho de 2020, o Comando-Geral da Polícia Militar do Maranhão abriu uma sindicância para apurar ‘eventual transgressão disciplinar’, contra oito policiais militares que participaram de um ‘desafio’ do TikTok. No vídeo que viralizou e foi divulgado em outras redes sociais, as mulheres aparecerem usando o uniforme da PM e em seguida, surgem com trajes civis.

Na época, a Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão (OAB-MA) emitiu uma nota em que chama de ‘empoderadas e livres’ as oito policiais mulheres que aparecem em um desafio para o ‘TikTok’ compartilhado nas redes sociais.

Para a OAB-MA, o vídeo não desrespeitou a Polícia Militar e deveria ser visto como um avanço. A instituição disse ainda que o vídeo demonstra o orgulho que as policiais possuem de pertencerem à Polícia Militar.