O mal funcionamento no Sistema do Planejamento do SUS por parte da gestão do prefeito Aldo Lopes está gerando um desconforto à população de Cururupu, que por meio de uma denúncia acionou o Ministério Público Estadual para que as ilegalidades fossem investigadas.

Um email enviado pelo CAOP-Saúde aponta suposta irregularidades nos sistemas de Planejamento do SUS de Cururupu principalmente pela ausência do PAS de 2021, RAG de 2020. A investigação vai apurar se no município foi implantado e está funcionando o Conselho Municipal de Saúde, sob advertência de futura adoção das medidas extrajudiciais ou judiciais cabíveis.

Entre as principais medidas, cabe à Secretária de Saúde e ao Presidente do Conselho Municipal de Saúde repassarem informações e documentos acerca da existência de sede e estrutura física e administrativa do CMS, como acesso à internet, equipes de apoio, servidores a disposição do CMS, além da existência de dotação orçamentárias para o ano de 2021, e quais valores já foram repassados de fato.