Em Carutapera, o prefeito Dr. Aiton tomou uma atitude que deixou os moradores da cidade em total estado de indignação e desconfiados com os princípios éticos do gestor. Ele decidiu nomear como Assessor Técnico, o ex-secretário de saúde do município de Candido Mendes, Joel Freitas Nogueira Ribeiro, que foi exonerado do cargo após responder um processo em que é acusado de ter cometido irregularidades na aplicação de recursos oriundos do SUS, destinados aos programas de saúde da família, saúde bucal e agentes comunitários de saúde, nos anos de 2005, 2007 e 2009.

No processo que está em mãos do Tribunal Regional Federal da Primeira Região, foi constatado que não houve comprovação das despesas e que foram emitidos cheques nominais em nome da Prefeitura de Cândido Mendes, o que dificultou o rastreamento dos valores e a demonstração da regular aplicação dos recursos nos fins devidos.

No processo também consta que os argumentos apresentados por Joel em sua defesa não foram suficientes para afastar a acusação de ato de improbidade, sendo necessário o avanço da causa para a fase instrutória.

Para os moradores de Carutapera, a atitude de Dr Airton é duvidosa e uma falta de respeito com a população que acreditou em uma gestão clara e transparente.