O Banco do Brasil está fora do ar. Nenhum serviço ou operação, seja presencial nas agências, seja pelo app, é realizado no momento. Passava das 15h quando técnicos do banco informavam em grupos de WhatsApp que o mainframe saiu do ar. É, provavelmente, o pior incidente de tecnologia digital na história do banco.

Mainframe é um supercomputador capaz de processar rapidamente um grande volume de informação. De acordo com os técnicos do banco, o supercomputador “desligou” porque houve 400 erros sistêmicos ao mesmo tempo na rede de comunicação de dados da instituição.

O BB investiga o motivo, que pode ter sido desde uma tentativa volumosa de extração de dados a até ataque hacker – hipótese que a instituição refuta, embora seja cedo para dizer.

Nas redes sociais, usuários reclamam da impossibilidade de acesso ao aplicativo, problemas com a utilização dos cartões de crédito e débito e retirada de dinheiro.

O novo presidente do BB, Fausto Ribeiro, havia prometido investir mais em tecnologia e segurança da informação. Agora, terá que resolver um problema imenso e dar explicações sobre como foi possível algo tão grave acontecer.