Blog do Jorge Vieira

A primeira reunião de presidentes de partidos convocada pelo governador Flávio Dino para iniciar os debates sobre as eleições de 2022 não deverá tratar sobre sucessão governamental. A pauta sobre este delicado tema, por conta de disputa interna, deverá ser objeto de discussão em encontros futuros e se prologar até outubro, mês em que o governador pretende bater o martelo sobre o nome que receberá o apoio do grupo que lidera.

Conforme apurou o blog, neste primeiro encontro, que deverá com os representantes de todos os partidos que integram a base de sustentação do governo, será para uma ampla avaliação das conjunturas nacional e local e confirmação da candidatura de Flávio ao Senado. O governador, embora tenha aventado outras possibilidade para 2022, estaria decidido a concorrer a um mandato na Câmara Alta do Congresso Nacional e gostaria de comunicar a seus aliados.

Como não existe concorrência interna para o cargo de senador, o nome de Dino é consensual, porém, os debates mais intensos deverão ocorrer sobre os critérios que definirão o candidato a governador, uma vez que existe uma clara disputa entre o vice-governador Carlos Brandão (PSDB) e senador Weverton Rocha (PDT). Essa discussão, no entanto, deverá ocorrer mais frente.

Para este encontro de segunda-feira (31), conforme informações de bastidores da política local, o governador quer saber o que pensam os dirigentes partidários sobre o momento político que atravessa o país e o Maranhão, mas sem entrar na sucessão estadual, um debate bastante delicado que terá que ser enfrentado na busca em torno do consenso, algo almejado pelo governador e demais dirigentes das quinze legenda que formam o arco da aliança governista.