A mudança do tabuleiro político em busca do Palácio do Planalto pode também ensejar no jogo político local. No Maranhão, Lula presidente pode significar uma avenida para aliados do governador Flávio Dino (PCdoB), que têm reprimido desejos eleitorais por conta do rumo que o comunista deve tomar.

Com a anulação das condenações do ex-presidente Lula e uma candidatura em contraponto a Jair Bolsonaro, a esquerda pode defender uma união em torno da figura, mesmo desgastada, de Lula. E o PSB, possível futuro partido de Flávio Dino, pode indicar uma vaga para a vice-presidência, em torno de uma frente mais ampla à esquerda. É aí que mora o sonho de Flávio Dino, de compor, ao lado de Lula, uma chapa que leve à derrocada do bolsonarismo.

Muda no Maranhão

Sem Flávio Dino no senado, aliados e novos aliados do governador – e até adversários (nem tanto assim) podem brigar pela vaga senatorial. Othelino Neto, Josimar de Maranhãozinho, Roseana Sarney são alguns nomes que podem se animar com a ausência de Flávio Dino aqui no Maranhão.

A formação de chapas no Maranhão, pelo visto até aqui, deve ser influenciada pelos candidatos a presidência.