ARTHUR LIRA É O NOVO PRESIDENTE DA CÂMARA FEDERAL

Arthur Lira (Progressistas) acaba de ser eleito presidente da Câmara. Ele recebeu 302 votos e levou a disputa no primeiro turno. Por maioria, os deputados decidiram colocar um investigado por corrupção — em dois processos no STF — na segunda posição da linha sucessória da Presidência da República.

Baleia Rossi ficou em segundo, com 145 votos, e Fábio Ramalho, com 21 votos. Em seguida, Luiza Erundina (16), Marcel van Hattem (13), André Janones (3) e Kim Kataguiri (2).

Lira era o candidato oficial de Jair Bolsonaro, de quem se aproximou, principalmente, no ano passado, em meio à pandemia da Covid-19. Sua candidatura se consolidou depois que Rodrigo Maia, seu principal adversário na Casa, viu o STF, no fim do ano passado, determinar a obviedade da inconstitucionalidade da recondução a cargos da Mesa Diretora do Congresso na mesma legislatura, barrando a possibilidade de uma nova reeleição do deputado do DEM. Maia levou quase 20 dias para escolher Baleia Rossi (MDB) como seu candidato — tempo suficiente para criar rachaduras em sua base de apoio.

Deixe uma resposta