André Fufuca

A eleição para a presidência da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) está marcada para o dia 14 de janeiro. As cartas já foram jogadas na mesa e, até o momento, os principais candidatos ao cargo são os prefeitos Calvet Filho (PSC), do município de Rosário; Fábio Gentil (Republicanos), de Caxias; e o atual presidente Erlânio Xavier (PDT), de Igarapé Grande.

De acordo com o atual cenário político do estado, a eleição na FAMEM é muito mais do que uma simples disputa pelo comando da federação. A escolha do próximo presidente da federação é uma disputa entre grupos políticos maranhenses que têm interesses nas eleições de 2022.

Tudo indica que os principais concorrentes à presidência da federação serão Erlânio Xavier e Fábio Gentil. O atual presidente Erlânio Xavier entra na disputa representando o projeto de poder do PDT, na pessoa de Weverton Rocha.

Já Fábio Gentil, entra representando os interesses políticos tanto do vice-governador, Carlos Brandão, como do deputado federal Josimar Maranhãozinho e outras lideranças políticas.

O Blog entrou em contato com o deputado federal e presidente do partido Progressista no Maranhão (PP), André Fufuca, que garantiu que a legenda manterá o apoio ao prefeito de Caxias, Fábio Gentil.

Ao ser questionado acerca do posicionamento do prefeito de pinheiro, Luciano Genésio, que, mesmo sendo membro do PP, vai compor a chapa de Erlânio Xavier, Fufuca foi incisivo e declarou: “O Partido Progressista do Maranhão é democrático e respeita as opiniões contrárias, porém o posicionamento do partido (PP) é de apoio total a Fábio Gentil”.

Em tempo: Fufuca ainda disse ao blog que, com o apoio do Partido Progressista ao candidato Fábio Gentil, pelo menos vinte prefeitos também estarão juntos no projeto.