O último debate, promovido pelo Sistema Difusora, com a participação de seis dos dez candidatos a prefeito de São Luís, pode ter sido decisivo para consolidar a participação de Yglésio Moyses, que concorre à vaga pelo Partido Republicano da Ordem Social (PROS), no segundo turno das eleições municipais deste ano.

O palco do Ponto e Vírgula proporcionou a última oportunidade aos ludovicenses de assistirem as habilidades políticas, competências e as mais adequadas propostas para São Luís, inseridas no plano de governo do candidato para, enfim, escolherem em quem votar.

Yglésio foi quem melhor soube administrar o tempo, não entrou no jogo do Franklin Douglas (PSOL) e do Neto Evangelista (DEM) e, mesmo no embate com Jeisael (REDE), não precisou fazer média em mostrar a realidade, a orfandade do serviço público em muitas regiões que ele conhece, por ser médico e deputado estadual, e seu compromisso com o eleitor e com amanhã da cidade.

Da mesma forma como em todos os debates anteriores, Yglésio apresentou na Difusora, uma postura tranquila, assertiva, e mesmo não tendo oportunidade para dar show, nocaute ou goleada como mereceram alguns de seus adversários, há de convir que ele conquistou o mérito de chegar até essa reta final, com a marca de suas propostas reais e viáveis para sua cidade de São Luís, trunfo que o fez conquistar a visibilidade, o reconhecimento de uma candidatura que surgiu pequena, em um partido sem tempo na propaganda eleitoral, mas que se consagra com a maturidade e a coragem de um gigante, e que, para a opinião pública, virá a surpreender na abertura das urnas eleitorais.

Yglésio voltou a lembrar dos números das pesquisas ‘estimuladas’ por institutos pagos por seus adversários que fazem a ‘velha política’ e disse que há uma imensa parcela do eleitorado sem opção de voto. “Numa disputa em que as pesquisas se mostram tendenciosas, o que temos visto nas ruas é diferente, é pulsante, cheio de esperança e que representa a realidade do que as pessoas sonham por sua cidade melhor”, disse ele nas considerações finais do debate, fazendo o chamamento das pessoas a construir um novo momento para a capital.

É preciso reconhecer a trajetória política de Yglésio, conduzida de maneira inteligente e em constante crescimento e aprendizado. Não é a toa que ele, ainda em primeiro mandato, alcançou respeito dos colegas deputados e já fez história nos anais do Legislativo maranhense, pelo comprometimento, produtividade e capacidade de resolutividade das demandas e anseios das comunidades. Na campanha, ele tem aproveitado a polarização entre o primeiro colocado, Eduardo Braide (Podemos) e a embolada dos segundos colocados para vender ‘o diferencial’ que o cidadão tanto espera para a política atual.

Sendo assim, é chegada a hora da verdade, da diferença serem postas à prova, em uma nova página de 2016, desta vez, com o final a favor do povo.