O prefeito de São Francisco do Brejão, Adão de Sousa Carneiro, é investigado após informações que indicam irregularidades no planejamento em saúde do município e que demandam intervenção ministerial.

De acordo com informações, a instituição instaurou um procedimento administrativo, objetivando monitorar a inserção dos Instrumentos de Planejamento do SUS do Município de São Francisco do Brejão na plataforma “DigiSUS – Módulo Planejamento”, conforme exigido pelo Plano Municipal de Saúde 2018-2020, da Programação Anual de Saúde 2020 e do RAG 2020 à pandemia de COVID-19, que alterou o cenário epidemiológico.

Na ação, o Ministério Público solicita que Adão Carneiro explique o motivo pelo qual ainda não foi realizado o primeiro acesso ao sistema, bem como a razão pela qual o município ainda não inseriu os instrumentos exigidos.

A instituição ainda recomendou ao prefeito que insere de imediato os instrumentos no “DigiSUS – Módulo Planejamento”, devendo observar as orientações do Ministério da Saúde, ou seja, contemplar o conteúdo do Plano de Contingência para enfrentamento do novo coronavírus e os recursos financeiros recebidos para o combate à pandemia.