Saiu na manhã desta quinta-feira, 29, decisão da Justiça Eleitoral de Santa Inês determinando a suspensão de programa eleitoral do candidato a Prefeito, Valdivino Cabral Filho (PL) por trucagem e fake news. Pela determinação, também devem ser suspensas inserções que passam aleatoriamente durante a programação televisa e ainda das redes sociais. Caso descumpra a decisão judicial, a pena será de multa no valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais).

Com essa, Cabral segue acumulando condenações na Justiça. Estaria desafiando o trabalho do judiciário eleitoral? Na semana passada, a coligação do ex-prefeito por 3 mandatos já havia sido condenada a parar de fazer propaganda proibida em carros de som. Ao menos 4 veículos foram apreendidos.

A relação de Cabral com a justiça tem sido conturbada desde sua condenação no TCU – Tribunal de Contas da União – pelo desvio de verbas públicas da saúde quando foi prefeito de Santa Inês. Isso o tornou ‘ficha suja’. Mas, em luta judicial conseguiu liminar para poder ter o registro de sua candidatura permitido. A liberação só saiu no último dia do prazo, 26 de outubro. Mas, a justiça deixa claro que o registro foi “deferido com recurso”. Em outras palavras, que ele tem uma liminar ou permissão provisória para se candidatar.

O histórico de municípios que tiveram prefeitos eleitos na mesma situação de Cabral não é bom. Em Pindaré, por exemplo, Henrique Salgado tem passado todo o mandato concentrando forças para se manter no cargo e o resultado é que o município ficou sucateado, sem nenhum avanço.