O Colegiado do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão determinou a instauração de inquérito policial para a análise de eventual crime eleitoral contra Júlio Neto, do Partido Liberal (PL). Com a intenção de impedir a candidatura de Júlio, teriam falsificado a sua assinatura em ficha de filiação ao Partido Republicano Brasileiro (PRB), partido presidido por Ivanildo Monteles, esposo da atual prefeita de Anapurus, Vanderly Monteles.

Comparando a assinatura na ficha de inscrição de Júlio Neto ao Partido Republicano Brasileiro (PRB) com a assinatura do RG, o juiz eleitoral José Gonçalo Filho entendeu que a ficha de filiação ao partido não foi assinada por ele. Alguém falsificou a assinatura de Júlio, e Ivanildo Monteles, presidente do PRB e marido da atual prefeita candidata à reeleição, pode ser um dos suspeitos.

Em sentença de primeiro grau, a justiça julgou procedente o pedido para para restabelecer a filiação de junto ao PL de Anapurus. O partido de Ivanildo Monteles recorreu da decisão, mas o voto do TRE-MA seguiu posicionamento da Procuradoria Regional Eleitoral. Em parecer da procuradoria, o magistrado de base considerou que a assinatura na ficha de filiação ao PRB não foi efetuada por Júlio Teixeira Monteles Neto.

Segundo juiz do TRE-MA José Gonçalo Filho, “é cristalina a finalidade eleitoral das condutas, tendo sido, em tese, produzido o documento especificamente para atestar, perante a Justiça Eleitoral e em processo de registro de candidatura, condição que impediria Júlio Teixeira Monteles Neto de concorrer ao pleito vindouro, somado ao fato da insistência do partido recorrente em criar uma situação jurídica a obstar a referida candidatura”.