A cidade de São Luís, surpreendentemente, em meio à pandemia, arrecadou mais impostos desde o início do ano até hoje em comparação ao mesmo período no ano passado. Ano passado foram 486 milhões, enquanto em 2020 já foram arrecadados mais de 657 milhões de reais em impostos municipais. Isso significa que a pandemia não é desculpa para a falta de investimentos na cidades.

O aumento na arrecadação de impostos em São Luís segue na contramão da maior parte das cidades e estados brasileiros. O próprio estado do Maranhão perdeu perdeu 2 bilhões e meio de reais em arrecadação referente aos impostos estaduais. Os dados estão de acordo com o “Impostômetro” da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). A queda na arrecadação é atribuída à pandemia.

Mas Edivaldo não tem nem pena da população ludovicense. Já foram arrecadados 171 milhões de impostos municipais a mais, mesmo com a pandemia que causou impactos na economia, provocou fechamento do comércio, aumento no número de desemprego e instabilidade na economia. Aumentar os impostos parece ter sido o único jeito que a Prefeitura encontrou para superar esses impactos.

Ainda assim, a Prefeitura segue dizendo que não tem dinheiro para, por exemplo, finalmente construir a maternidade da Cidade Operária, reformar escolas que estão em situação deplorável e muitos outros investimentos que poderiam ser feitos em prol da população.