O Programa Prefeito Amigo da Criança é uma iniciativa da Fundação Abrinq criada em 1996, com o intuito de mobilizar, engajar e apoiar tecnicamente os gestores públicos e suas equipes no planejamento e na implementação de ações e políticas que resultem em avanços na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. O programa cobre, em cada edição, um período de quatro anos, correspondente a uma gestão municipal.

A Fundação Abrinq mobiliza e apoia tecnicamente municípios e seus prefeitos e prefeitas na implantação de ações e políticas que resultem em avanços e transformações positivas na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. Os princípios do Programa Prefeito Amigo da Criança, podem ser utilizados a qualquer tempo, em qualquer município brasileiro e dependem, fundamentalmente, da vontade política dos gestores e da capacidade dos municípios em constituir redes de enfrentamento que priorizem a infância e adolescência.

Nessa etapa de 2017-2020 participaram 2.346 municípios , mas somente 125 no Brasil obtiveram o Prêmio sendo apenas 3 do Maranhão, dentre eles, Cururupu. A adesão ao programa é gratuita, não imputa aos prefeitos e prefeitas quaisquer compromissos jurídicos e somente adere os prefeitos e prefeitas que de fato são comprometidos com seus municípios.

Somente foram reconhecidos os gestores e suas equipes que conseguiram, em maior ou menor grau, identificar problemas que afetavam a infância e adolescência, os que mobilizaram e interagiram em diversos setores para pensar, em conjunto, soluções que possibilitaram a promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes nos municípios.

Em Cururupu foram reconhecidas as experiências da Semana do Bebe Quilombola, aumento do número de crianças e adolescentes matriculados na rede municipal de ensino, campanha de matrícula escolar nas ruas, caminhadas em proteção contra violência sexual de crianças e adolescentes, fortalecimento dos conselhos tutelares, rearticulação e funcionamento do Conselho Municipal da Criança e Adolescentes, reativação do Fundo da Infância, diminuição da taxa de mortalidade materno infantil, garantia de recursos no orçamento criança e muitas outras ações para a população cururupuense.

Ao final de cada edição, o programa reconhece esforços de gestores públicos municipais e de suas equipes na promoção e defesa de direitos de crianças e adolescentes e melhorias para a população dos municípios. Visando a esse reconhecimento e o compromisso no desenvolvimento de políticas públicas nas áreas da saúde, educação, proteção e na garantia de recursos do orçamento, de modo a assegurar os direitos e melhorar as condições de vida da infância e da adolescência no município .