O prefeito de Araguanã, Valmir Amorim, prorrogou para até o dia 22 de maio, a situação de Estado de Emergência em Saúde Pública no Município.

O motivo é o grande número de infecções registradas na cidade por conta do novo coronavírus. A determinação veio através do decreto municipal n° 018, de 14 maio de 2020, e destaca que ficam mantidos no município os serviços de assistência médico-hospitalar, como: hospital, farmácias e laboratórios. Assim como os serviços de comércios alimentícios, abastecimentos de água, serviços funerários, imprenssa, delivery de alimentos, água e gás de cozinha, entre outros.

As outras atividades essenciais que não estão descritas no artigo n°3 estão suspensas por 8 dias. Os donos de estabelecimentos comerciais estão obrigados a colocar à disposição dos clientes uma pia com água e sabão na entrada do local ou álcool em gel para higienização das mãos.

Os órgãos municipais e estaduais de saúde e segurança vão dar continuidade ao trabalho de evitar aglomerações em espaços públicos. As pessoas que desobedecerem ao decreto e não estiverem fazendo o uso correto de máscaras facial e não seguirem o isolamento social, estarão sujeitos a multa no valor de R$ 50.

Fiscalização será feita pela Guarda Municipal e a Polícia Militar.