Foi aprovada nesta quarta-feira (06), durante sessão remota realizada pela Câmara de Vereadores de São José de Ribamar, a instalação da CPI da Saúde, que já está sendo chamada de CPI do Coronavírus, para investigar o que o prefeito Eudes Sampaio está fazendo com os recursos milionários recebidos pelo município durante o período da pandemia.

A instalação da CPI foi aprovada por 9 votos contra 8.  Presidirá a Comissão de Investigação, o vereador Jô Viana, que terá como relator o vereador Cássio Sallis, além de Nonato Lima, como membro e o vereador Negão como suplente.

Votaram à favor da criação da CPI, os vereadores Professor Salis, Nonato Lima, Osvaldo Brandão, Beto das Vilas, Paulo Alencar,  Jô Viana, Juliano,  Negão e Serra Alta. Votaram contra a criação da CPI, os vereadores Manoel do Nascimento, Professor Cristiano, Nádia Barbosa, Marlene Monroe, Lázaro, Moisés Gama, Valdo Coelho e Jota Lindoso.

O objetivo principal da CPI é investigar as denúncias feitas por pacientes e servidores que relatam descaso e caos no sistema de Saúde. Os vereadores também querem saber para onde o prefeito Eudes Sampaio está destinando todo o recurso recebido pelo município neste período.

Há suspeita de superfaturamento na compra de materiais que serão utilizados no combate à pandemia.

Eudes e Luís Fernando em grupos opostos

Como o blog já havia anunciado, a CPI, apesar de ser uma iniciativa dos vereadores de oposição, caiu como uma luva e teve o sinal verde do prefeito Eudes Sampaio.

Para Eudes, a CPI é a melhor opção para “fritar” o Secretário de Saúde Tiago Fernandes (PP), considerado o homem de confiança do ex-prefeito Luís Fernando e cotado como possível indicado para compor a chapa majoritária de Eudes.