O deputado estadual Yglésio Moyses (PDT) voltou nesta segunda (13) ao Jaracati, local onde famílias foram atingidas por um acidente na madrugada de sábado (11). Na ocasião, um motorista perdeu o controle do carro e caiu em cima de residências, destruindo boa parte delas.

Depois de prestar apoio às vítimas ainda no fim de semana, o pedetista no local nesta segunda (13) novamente, desta vez com uma equipe da a Defensoria Pública, representada pelo subdefensor público-geral Gabriel Furtado, para assegurar os direitos das vítimas deste acidente, além de garantir moradia digna para as famílias que estão na encosta da Ponte.

Testemunhas apontam que o motorista apresentava sinais de embriaguez. Este não é primeiro caso. Outro acidente aconteceu na mesma região, em setembro.

Os problemas para estes casos recorrentes, segundo Yglésio, vão da imprudência do motorista e da falta de segurança da via, à da falta de política eficaz de moradias seguras.

Neste primeiro momento para assegurar os direitos das vítimas, o parlamentar mediando, junto com a Defensoria, um acordo de danos materiais entre o motorista que causou o acidente e a família afetada.

Para o defensor Gabriel Furtado, esta etapa de danos materiais pode correr ser resolvido mais rápido se houver entendimento entre as partes. Paralelo a isso, é importante também garantir a segurança de todos os moradores daquela região, da mesma forma que foi feito no local do acidente de setembro de 2019.

“Um terceiro ponto também precisa ser resolvido. É questão da qualidade da moradia destas pessoas em um futuro endereço. Muitos destes moradores já foram contemplados em programas do ‘Minha Casa, Minha Vida’, mas por diversos fatores não fazem a mudança, como por exemplo a presença de escola para seus filhos, transporte público e distância do trabalho. Para isso, também será intermediado para que seja assegurado que o novo endereço tenha as garantidas de qualidade na moradia”, destacou o deputado.

Informações do Blog Gilberto Léda