Iniciada uma tratativa para reforçar os recursos para o tratamento de câncer no Hospital Aldenora Bello. Os deputados estaduais Yglésio (PDT) e Helena Duailibe (SDD) estiveram reunidos na manhã desta terça-feira (05), com o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, José Joaquim Figueiredo para verificar a possibilidade de destinar recursos de multas judiciais para o Hospital Aldenora Bello no tratamento da dor.

O deputado Yglésio falou do reforço do financiamento no tratamento do câncer. “Fizemos uma sugestão quanto a destinação de multas serem direcionadas à instituição para o custeio de ações, reforçando o financiamento da instituição e atendimento de pacientes com câncer no estado”, disse o parlamentar. A sugestão de destinar esses recursos para o tratamento do câncer foi resultado de uma reunião, ocorrida nesta segunda-feira, com familiares de pacientes (Abrace a Vida) com a direção do Aldenora Bello

O hospital enfrenta uma crise de financiamento e em, 2019, atravessou por dois momentos de paralisações, no primeiro e segundo semestre. A paralisação neste segundo semestre é mais sensível e atingiu o serviço de emergência do Hospital. O serviço de emergência pediátrica retornou, mas ainda além do atendimento adulto, o Hospital ainda não restabeleceu o estoque de medicamentos.

O presidente do TJ-MA, José Joaquim Figueiredo recebeu a proposta com entusiasmo. Agora, o Judiciário vai dialogar com a Procuradoria Geral de Justiça. “O presidente é uma pessoa de diálogo fácil. Agora é necessário um alinhamento do Poder Judiciário com o Ministério Público para que no segundo momento possamos fazer uma reunião ampliada.”, finalizou o deputado Yglésio.