Prefeito de Barra do Corda Eric Costa

O Dr. Guaracy Martins Figueiredo, Promotor de Justiça titular da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Barra abri inquérito civil visando a coleta de informações, depoimentos, certidões, inspeções, perícias e demais diligências necessárias para apurar a denúncia feita, relatando possíveis casos de irregularidades no atendimento de gestantes no Hospital Materno Infantil de Barra do Corda que culminaram no falecimento de recém-nascidos.

O teor da denúncia, que traz noticia de óbitos de recém-nascidos no Hospital
Materno Infantil de Barra do Corda e indícios de irregularidades ocorridas nos procedimentos dispensados às gestantes, e restando ainda, elementos a serem apurados, gerando a necessidade de se proceder requisições e diligências, na forma prevista no art. 1.º da Resolução nº 23/2007 do CNM.

As possíveis ocorrências de falta de medicamentos, materiais e equipamentos
hospitalares que possam ter contribuído para a morte dos neonatos” e como investigados o Diretor e profissionais de saúde do Hospital Materno Infantil.

Diante das denúncias o MP, resolveu apurar as causas que levaram aos óbitos de recém-nascidos, ocorridos no 1º semestre de 2019, no Hospital Materno
Infantil de Barra do Corda, verificando as possíveis ocorrências de falta de medicamentos, materiais e equipamentos hospitalares que possam ter contribuído para a morte dos neonatos.

A promotoria de Barra do Corda enviou oficio aos investigados, comunicando-lhes a instauração do Inquérito Civil e comunicando a instauração do Inquérito Civil ao Procurador-Geral de Justiça do Estado do Maranhão.