O município de Monção é alvo de investigação realizada pela  Polícia Federal que apura possível fraude nos dados do censo escolar do município. Segundo documento obtido pelo Blog Werbeth Saraiva, mostra que a atual prefeita Klautenis Deline Oliveira Nussrala, conhecida como Cláudia Silva, teria fraudado dados do censo para obter mais recursos do Ministério da Educação. Vale lembrar, que é  através do censo escolar que o Governo Federal define o valor do recurso que deve ser repassado para cada município.

O documento revela que a Prefeitura enviou dados ao INEP informando ter mais de 3 mil alunos em regime integral, sendo que na realidade há apenas 75 crianças que estudam em regime regular na simples Escola Antonilson Coelho Costa,localizada na sede da cidade.

A denúncia manifestou ainda que a quantidade de matriculados no ensino fundamental não corresponde o que foi repassado ao órgão federal. Já no EJA ( Educação de Jovens e Adulto), foi repassado que há 3 mil alunos, sendo que, na verdade só há 600 alunos.

Diante dos fatos, o inquérito irá apurar tais irregularidades na denúncia encaminhada a Polícia Federal.