Prefeita de Monção, Claudia Silva

A prefeita de Monção, Claudia Silva, pode estar muito perto de parar na cadeia. De acordo com denúncias recebidas pelo blog Werbeth  Saraiva, a gestora comandou um esquema de fraude no censo escolar de toda rede de ensino municipal de Monção.

O esquema de fraude no censo é um método inventado por larápios do erário público para arrecadar mais recursos federais da educação. A fraude tem explicação simples. O censo é realizado com dados enviados pelas prefeituras, no caso das escolas municipais, e pelo Estado, no caso das estaduais. Seus resultados são determinantes para a destinação de verbas para os gestores dos vários níveis do sistema educacional do país. Quanto mais alunos tiver um município, maior é sua chance de obter mais volume de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) e de aumentar o dinheiro destinado à merenda escolar e consequentemente desvios de recursos públicos.

O blog do Werbeth Saraiva, recebera denúncias que o esquema foi montado na prefeitura de Monção no ano de 2017, na gestão da prefeita Claudia Silva, de acordo com a fonte, a fraude no censo de Monção é tão grande que em  números de alunos em creche, Monção fica á frente de estados como Goiás, quando comparado, as informações dão conta que entre alunos e professores fantasmas foram criados milhares de alunos “fictícios” sendo também em creches, o município se quer dispõe de creches, o que torna impossível haver ensino infantil em tempo integral. A quantidade de alunos da educação especial e do EJA, (Educação de jovens e adultos) também “cresceram” de maneira absurda na gestão da prefeita Claudia, com a fraude os recursos da educação do município mais que dobraram.

 Mais…

O percentual de alunos em creche no ano de 2017 em relação ao ano anterior 2016, foi de mais 357%, já os dados da educação especial foram alterados de um ano para outro em mais 1415%, o EJA, (Educação de Jovens e adultos) teve aumento de 2016 a 2017 de mais 870%, o blog vai revelar documentos e extratos bancários que comprovam a fraude montada para locupletar os responsáveis com dinheiro público, os fatos também já são de conhecimento do Ministério Público Federal, Policia Federal e CGU, os desdobramentos serão acompanhados pelo blog. AGUARDEM!

 Outro Lado

Procurada por nossa reportagem, a prefeita Claudia Silva não se manifestou.