O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) publicou, na edição desta terça-feira (9) do Diário Oficial da União, o reconhecimento sumário de situação de emergência em quatro cidades do Maranhão atingidas por chuvas intensas e inundações: Alto Alegre do Pindaré, Araguanã, Imperatriz e Santa Helena. Com a medida, as prefeituras poderão obter acesso a recursos federais para ações de recuperação e resposta em áreas afetadas.

A Defesa Civil Nacional está acompanhando a situação das fortes chuvas que vêm atingindo regiões do País. Desde as primeiras ocorrências, na semana passada, alertas foram emitidos à população e às Defesas Civis de municípios afetados.

No sábado (6), o ministro Gustavo Canuto conversou ao telefone com o vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão, para manifestar solidariedade às vítimas e colocar à disposição do estado toda a estrutura e recursos necessários em auxílio à população.

O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, também está em contato com coordenadores das Defesas Civis do estado e de municípios atingidos, sobretudo para orientá-los quanto às possibilidades de apoio da União. Nesse momento, equipes locais dedicam-se às ações e medidas de socorro e assistência em regiões mais afetadas.

Outros reconhecimentos

Além das cidades maranhenses, outros sete municípios dos estados do Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Rondônia e Rio Grande do Sul obtiveram o reconhecimento de situação de emergência pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec).

Caruari (AM) e Nova Mamoré (RO) foram afetadas por inundações; Campo Novo de Rondônia (RO) e Trindade do Sul (RS) registraram chuvas intensas; enquanto General Carneiro (MT) passou por episódios de enxurradas. Por sua vez, Candiba (BA) e Bandeira (MG) passam por um período de estiagem.

A portaria com as informações sobre o reconhecimento de situação de emergência nestes municípios pode ser acessada aqui.