Com o tema “Democracia e Saúde: Saúde como direito, Consolidação e Financiamento do SUS”, a Prefeitura de Igarapé do Meio, através da Secretaria municipal de Saúde e do Conselho municipal de Saúde, realizou nesta última quarta-feira (03), a 8ª Conferência municipal de Saúde. O evento aconteceu no auditório da escola Jorge Moisés, com a presença do prefeito Almeida Sousa, da primeira-dama Solange Araújo, secretária municipal da Saúde e presidente da Conferência, Suely da Silva Sousa, o Gestor Regional de Saúde, Marcos Luís Correia, Vereadores, secretários de governo, representantes de comunidades e a população em geral. O encontro reuniu também representantes da educação e da Saúde pública, que debaterem suas ideias de forma democrática.
Os trabalhos foram conduzidos pela palestrante oficial, Francisca Carvalho de Delmiro Santos – Administradora/habilitação em recursos humanos, especialista em gestão do trabalho e educação na saúde, que fez a apresentação dos 3 eixos: eixo I Saúde como direito, eixo II Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde e o eixo III Finaciamento Adequado e suficiente para o SUS.
No período da tarde foi realizada a plenária final com eleição dos delegados que irão participar da Conferência Estadual e entrega dos certificados aos participantes.
Em discurso o gestor regional de Saúde, Marcos Luís Correia, enfatizou que o município de Igarapé do Meio está de parabéns por ser pioneiro na região em realizar a Conferência municipal de Saúde.
“Este é um momento muito importante para o desenvolvimento da saúde de Igarapé do Meio, a 8ª Conferência municipal de Saúde é um evento democrático, onde tivemos a oportunidade de debater ideias e organizar propostas que serão encaminhadas para a Conferência Estadual de Saúde ”, disse a Secretária municipal de Saúde Suely Sousa.