“Do mesmo modo que estive a serviço do Maranhão, com mais de 30 anos de militância política, e também como empresário e, depois, como secretário de Estado, agora, como membro do Poder Legislativo, me dedicarei ainda mais”.
Essa declaração foi a base de sustentação do discurso inicial do deputado Márcio Honaiser (PDT) na sua estreia na Assembleia Legislativa, terça-feira (5).

Na sua fala, o parlamentar destacou algumas de suas principais bandeiras: a luta em prol dos pequenos agricultores maranhenses, sua representatividade no sul do Maranhão e as ideias e convicções do partido do qual faz parte, há 30 anos. “Eu defenderei, com garra, as ideias e convicções do nosso partido, algumas delas ligadas ao trabalhismo, aos direitos das crianças, dos jovens, das mulheres, das pessoas com deficiência e tantos outros grupos que lutam por espaço e respeito. Sempre respeitando a pluralidade de opiniões e ideologias”, disse.

O agora deputado estadual Márcio Honaiser tem autoridade política para fazer tais afirmações e assumir tais compromissos. Ele é um desses militantes movidos por bandeiras nas quais de fato acredita. As três décadas de militância que assinala não são conversa fiada, não.

Elas são o tempo de entrega do hoje deputado estadual ao crescimento e à consolidação do PDT, sempre atuando sob a liderança direta do líder Jackson Lago desde o movimento estudantil, quando se engajou nas fileiras do PDT. Tem, portanto, autoridade para se apresentar como um político de bandeiras, que milita pela força do idealismo. Resta esperar que na Assembleia Legislativa ele atue como o militante e o idealista de sempre.