Com um juramento à Constituição em nome dos trabalhadores e trabalhadoras do País e do Maranhão, Weverton Rocha (PDT) tomou posse como senador, nesta sexta-feira (1º). “Este é um momento de muita emoção, mas também de consciência da grande responsabilidade que me foi delegada pelo povo do Maranhão”, afirmou o senador logo após a posse.

Com um discurso voltado para a defesa do trabalhador, Weverton foi eleito com cerca de dois milhões de votos, depois de dois mandatos como deputado federal. Filiado ao PDT desde os 16 anos, ele foi líder da bancada do partido na Câmara dos Deputados em 2016 e 2017 e foi escolhido pelos colegas de bancada como líder do PDT no Senado para o biênio 2019/2020. Ele também integra o Bloco Independente de senadores, composto pelo PDT, PSB, PPS e Rede.

Uma comitiva do Maranhão participou da posse. Entre os presentes, os dois suplentes: Suely Pereira, acompanhada do ex-deputado Rubens Pereira, e Robert Bringel, acompanhado da esposa e prefeita de Santa Inês Vianey Bringel; prefeitos, lideranças políticas e o presidente da Famem, Erlânio Xavier.

Nova composição

Nessa legislatura, dois terços do Senado começam um novo mandato. Em cerimônia, presidida pelo senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), 54 senadores eleitos em 2018 tomaram posse. Os senadores Jacque Wagner (PT-BA), o mais velho do primeiro estado a ser criado, e Irajá (PSD-TO), o mais novo do último estado a ser criado, fizeram o juramento completo, que foi repetido de forma sintética por cada um dos empossados.