Em Santa Inês, 250 km de São Luís, foi registrado um aumento nas ocorrências de imprudência em ruas e avenidas. O trânsito tumultuado somado a falta de consciência de motoristas e motociclistas estão tornando cada vez mais perigoso o tráfego no município.
As imprudências são registradas a todo instante principalmente no setor das Laranjeiras, da rua do Comércio e no cruzamento da Avenida Castelo Branco, onde o trânsito é bem movimentado. Entre as principais infrações estão a direção sem o cinto de segurança, condutores que são flagrados falando ao celular, passageiros e motociclistas que não estão usando o capacete e o transporte de mais de duas pessoas em uma motocicleta.
Além disso, o sinal vermelho também é muito desrespeitado nas ruas e avenidas de Santa Inês. Como resultado, há um aumento de acidentes graves e batidas nesses pontos do município. A pressa no trânsito leva os motoristas a não ter ideia de que ao cometer uma infração, podem estar sendo observados pelos Agentes de Trânsito que mesmo de longe conseguem enxergar a placa do veículo ou motocicleta e aplicam as multas.
Essas infrações custam caro para os condutores. Se o motorista, por exemplo, cruzar o canteiro de qualquer avenida ou rua pode ser multado em R$ 800 reais, se invadir o sinal vermelho, dirigir sem o cinto de segurança ou pilotar uma motocicleta sem o capacete, ele pode ser multado em R$ 293 reais.
Recentemente, a equipe composta por 47 agentes que formam a Guarda Municipal de Santa Inês, participaram de um curso de capacitação para agir com firmeza em casos de desrespeito no trânsito e agir como determina a legislação. O curso é um projeto do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
De acordo com Rui Oliveira Barbosa, comandante da Guarda Municipal, a partir de agora haverá mais rigidez durante a fiscalização no trânsito. “Esse serviço será em conjunto com a Polícia Militar até para que nós possamos cuidar da parte de documentação e eles da parte de armas e drogas”, explicou.

do G1