O desfile alusivo às comemorações do dia 07 de Setembro em Zé Doca aconteceu no período da manhã e reuniu alunos de toda rede pública, do ensino infantil ao EJA. A realização foi da prefeitura municipal através da SEMED que contou com a colaboração de todas as demais secretarias do município. O tema desse ano foi “Raios de Liberdade, Compreensão, Amor e Espírito de Luta Pelo Brasil”. As fanfarras de Araguanã, Maranhãozinho e Centro do Guilherme puxaram os pelotões.
A escolha do tema teve como objetivo o resgate do patriotismo dos estudantes e da sociedade em geral. Cada escola trabalhou um subtema, entre eles; raça, valores brasileiros, história politica de Zé Doca, adesão do Maranhão a independência, Nordeste de belezas naturais entre outros. Quem prestigiou o desfile viu uma verdadeira aula de conhecimentos. “Eu estou encantada com o nosso desfile, nunca tinha visto um 07 de Setembro tão bonito em Zé Doca, tudo perfeito e as escolas estão de parabéns juntamente com a nossa prefeita.” Disse a dona de casa Jardilene Silva.
Para a secretária de educação do município Sônia Maria, a realização do desfile foi o resultado da união de todos, mesmo o município enfrentando um ano muito difícil a parada cívica foi realizada com sucesso. “Nós não tínhamos recursos para fazer um grande desfile do jeito que os nossos alunos e o nosso povo merecem, mas com amor carinho e respeito para com Zé Doca conseguimos realizar esse grande momento. cada coordenador, professor, aluno e pais de alunos se empenharam ao máximo e o resultado foi incrível, aqui também agradeço a prefeita Josinha Cunha por abraçar essa ideia e pelo incentivo que nos deu.”
A ex-prefeita de Centro do Guilherme e presidente do PR Mulher Detinha prestigiou o desfile, também representando o seu marido o deputado Josimar de Maranhãozinho que devido a agenda politica não compareceu ao ato cívico. “A prefeita Josinha está demostrando muito empenho e compromisso com a educação que é fundamental para o desenvolvimento de qualquer município, o que vimos aqui foi uma verdadeira aula de democracia e patriotismo.”
O desfile terminou na Praça do Viva onde uma multidão aguardava a chegada dos pelotões e das autoridades.  Na oportunidade a prefeita Josinha Cunha agradeceu a presença de todos, em um gesto simbólico soltou duas pombas representando a união de forças e a paz que o município almeja. A prefeita recebeu ainda os parabéns pela passagem do seu aniversário, que acontece hoje (08). “Estou muito feliz e agradecida por esse grande momento da nossa educação. Aqui parabenizo a todos que se empenharam para a realização desse grande desfile, mesmo enfrentando um momento difícil estamos conseguindo realizar nossos projetos e oferecer a nossa gente dias melhores, obrigado Zé Doca.” finalizou Josinha…