Há quase 30 anos no Tribunal de Justiça do Maranhão, o desembargador Jorge Rachid Mubárack Maluf declarou ao Blog do Neto Ferreira que prefere a harmonização durante a eleição da Corte de Justiça estadual.
No entendimento de Rachid, seria mais plausível a unanimidade na escolha de único candidato para evitar desarmonizarão no Tribunal. O magistrado fez referência a eleição que foi disputada pelos desembargadores Etelvina e Milson Coutinho, da qual prevaleceu o entendimento da tradição. Neste caso, Etelvina era a mais antiga e, consecutivamente, acabou se elegendo presidente da corte.
“Eu acredito que o Tribunal já soluciona problemas, então não pode criar mais um. Eu sou a favor da harmonização, e de preferência que tenha apenas um candidato”, afirmou o magistrado não revelando o seu voto.
Durante a conversa, o titular do Blog questionou Jorge Rachid acerca da interferência do governador Flávio Dino (PCdoB) na disputa eleitoral, o desembargador negou a intromissão e garantiu que o Tribunal se posiciona de maneira clara e possui autonomia financeira, que não permite qualquer tipo de interferência.
A eleição do TJMA terá como candidatos dois desembargadores, que são Nelma Sarney e José Joaquim e acontecerá no dia 4 de outubro.