De olho na Prova Brasil 2017, professores da rede municipal de ensino de Nova Olinda do Maranhão participaram nesta sexta-feira (18), de um processo de formação tendo por objetivo, alcançar grandes metas para o alunado do município.
Os professores Francisco Gerra e Mesquita (Matemática), Cristina e Maria Isabel (português) repassaram a didática aos demais professores presentes na extensa formação.

Sobre a Prova Brasil?
A Prova Brasil avalia os conhecimentos dos alunos em língua portuguesa e matemática e serve como parâmetro para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino em toda a rede nacional.

Quem faz a prova?
Alunos do 5º ano (antiga 4ª série) do Ensino Fundamental de escolas públicas urbanas e rurais
Alunos do 9º ano (antiga 8ª série) do Ensino Fundamental de escolas públicas urbanas e rurais

Como o objetivo da prova é avaliar os sistemas de educação (município, estado, país) não há necessidade de todas as escolas serem avaliadas. Por uma questão de logística e custos, nas diferentes edições da Prova Brasil algumas escolas e seus alunos não participaram. Além disso, a participação não é obrigatória.

Participam as escolas urbanas e rurais que possuam pelo menos 20 alunos nas séries avaliadas.  Escolas com até 10 alunos nas séries avaliadas podem pleitear a realização da Prova Brasil. Muitas aderem para terem o resultado do Ideb, já que a nota da Prova Brasil é um dos componentes do índice. 

A prova como já reiterado é a base de cálculo para o IDEB e deverá aplicada entre 23 de outubro e 03 de novembro deste ano.