Prefeito André Dourado, mantém diálogo e diz que a transparência é a principal marca de sua gestão .

Prefeito André Dourado

Em conversa franca com o prefeito André Dourado do Município de Carutapera ele tratou de esclarecer alguns boatos envolvendo sua administração no município,nos últimos dias o executivo de Carutapera foi criticado por pessoas que não tem idoneidade para criticar qualquer gestão , falaram sobre um acordo segundo eles firmado entre executivo e sindicato de professores, o prefeito esclareceu que esse acordo nunca existiu, e seu governo é transparente e claro e que qualquer recurso de qualquer natureza que chega ao município é rapidamente posto a prova ao ministério público, fazendo assim um governo transparente e sério, quem não tem legitimidade não pode acusar um órgão sério é responsável como esse a revelia, a prefeitura procurou o sindicato dos professores para anunciar com antecedência que no período deste ano seria impossível o órgão conceder qualquer aumento de ordem salarial, alegando que ” a situação atípica deste ano, com retração da atividade econômica e a redução da arrecadação dos impostos que compõe a receita do FUNDEB, situação esta que acirrou ainda mais os conflitos entre governos e sindicatos docentes e em respeito a categoria e as definições de sua assembleia  sindical, contudo não a como desconsiderar que todos os municípios brasileiros passam por dificuldades financeiras. 
 O canal de diálogo com os representantes da categoria, e as transparências tem sido nossas prioridades, temos como exemplo a rotina de envio das folhas de pagamento dos professores ao Ministério Público e o recadastramento do quadro de professores com a continuidade  do diagnóstico do funcionamento de nosso sistema de educação .
 Outro Fator que nos levou a essa decisão é a previsão para o município de Carutapera do Fundeb referente ao ano de 2017 é de 18.124.912,62 ( dezoito milhões cento e vinte e quatro mil novecentos e doze e sessenta e dois centavos,) menor que a receita estipulada de 2016, subtraindo o ajuste negativo do Fundeb 723.746 22. (setecentos e vinte e três mil setecentos e quarenta e seis e vinte dois centavos ) a ser debitado da conta do Fundeb este ano, o que diminuirá ainda mais a previsão de receita para a educação. 
sendo que em 2009 quando o município atingiu o maior número de matrículas cerca de 7.017 ( sete mil e dezessete) o município tem experimentado perda gradativa de alunos até que em 2016 a matrícula despencou para 5.947 (cinco mil novecentos e quarenta e sete ) impondo assim perdas agressivas nas receitas municipais da educação, uma vez que a receita do FUNDEB é proporcional a quantidade de alunos, e por fim que quando o Fundeb foi elaborado,foi levado em consideração uma distribuição 25 (vinte e cinco ) alunos por professor. Fato que agrava ainda mais as condições de remuneração de professores com a diminuição de alunos. aumento de professores explicando dentre outros elementos a redução de trabalho do professor na sala de aula”. 
o setor jurídico da prefeitura agiu para que o documento fosse levado ao conhecimento​ do sindicato urgentemente mais com muitas objeções o documento foi recusado pelo presidente do órgão e o mesmo se deu como não recebido veja mais :

Documentos esclarecendo situação financeira do município, enviado ao sindicato e ao Ministério Público.


4 pensou em “Prefeito André Dourado, mantém diálogo e diz que a transparência é a principal marca de sua gestão .

  1. Boa matéria Werbeth excelente redação, trabalho na área da justiça, costumo combater diariamente crimes interdisciplinares contra o Erato público , é isso se for em prática penso que é uma qualidade de poucos.
    Parabéns .

  2. Parabéns pela coragem e é assim que se faz fazer uma administração com transparência, não sei não mais acho que isso aí do sindicato é mais peserguicao política, parabéns prefeito pela coragem.

Deixe uma resposta