ados enviados ao Ministério da Saúde indicam que de janeiro a dezembro de 2017 o Hospital Municipal Adroaldo Alves Matos, em Bom Jardim, realizou 16.884 procedimentos hospitalares, entre consultas,  atendimentos e cirurgias. A partir do início deste ano, vários serviços que não eram ofertadas voltaram a funcionar na unidade. A direção do hospital acredita que os investimentos em equipamentos e profissionais ocasionaram o aumento da confiança da população nos serviços prestados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Com a manutenção realizada no centro cirúrgico, o qual foi encontrado em estado precário no início do ano, o hospital passou a atender várias demandas do município, especialmente, pequenas cirurgias, que antes eram encaminhadas para Santa Inês.

Alguns dos procedimentos mais realizados neste ano em Bom Jardim foram a salpingectomia (laqueadura) e a neoplasia (retirada de apêndice),  procedimentos que apesar da baixo grau de complexidade não eram comumente ofertados no hospital municipal.

A diretora do hospital municipal, a enfermeira Maria Almeida, explica que a oferta de profissionais capacitados fez com que a confiança da população retornasse e vários procedimentos voltassem a ser realizados em Bom Jardim. “Houve um período em que até cesarianas eram encaminhadas para Santa Inês, esse aumento na nossa demanda e dos serviços ofertados se deu por conta dos profissionais capacitados que foram contratados, culminando na confiança que os pacientes têm nessa equipe, que já é conhecida da população”, afirma.

Outro atendimento em que houveram avanços foi o da maternidade. Hoje, as mulheres bonjardinenses podem ter seus filhos no município, seja de parto normal ou cesariana. Só em 2017, 459 partos foram realizados no Hospital Municipal.

“Mesmo com todas as dificuldades, tivemos um ano positivo em questão de atendimento, já que hoje conseguimos atender até algumas demandas que não eram atendidas, ano que vem, acreditamos que seja possível realizar mais conquistas, que vão desde mais profissionais, como também de melhoramento da estrutura física”, acredita a diretora.

Além das diversas melhorias estruturais, os colchões antigos do hospital também foram substituídos  por colchões novos, que foram adquiridos acompanhados de colchas e lençóis.