Hélio Soares sugere audiência com ministro para discutir rompimento da Barragem do Rio Pericumã

Em pronunciamento na sessão desta quarta-feira (13), o deputado Hélio Soares (PR) sugeriu uma audiência com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, e com os senadores do Maranhão, Eliziane Gama (PPS), Weverton Rocha (PDT) e Roberto Rocha (PSDB), para que sejam tomadas medidas urgentes em relação ao rompimento da Barragem do Rio Pericumã, ocorrido no último dia 11, em Pinheiro.

“O rompimento dos pilares e dos cabos da barragem – que inundou vários bairros da cidade de Pinheiro –  é um prenúncio, pois isso aí já vem acontecendo há muito tempo e, se não tomarmos providência enérgica e urgente, vai ser realmente uma catástrofe inimaginável. Por isso, deixo aqui a sugestão, para que a gente solicite, urgentemente, uma audiência com o ministro do Desenvolvimento Regional e acionemos os nossos senadores, Weverton Rocha, Eliziane e Roberto Rocha, para que possa ser encontrada uma solução para o problema”, destacou Hélio Soares.

O deputado ressaltou que, há dois anos, técnicos do Ministério estiveram na Barragem do Rio Pericumã e atestaram que não havia risco de rompimento. Naquela oportunidade, Hélio Soares discordou, tendo em vista que a barragem não recebia a devida manutenção há muito tempo.

“A gente sentia ali que, com os avanços das marés, principalmente nas de lua cheia, que a água vai com mais força, que a barragem iria romper, com certeza, cedo ou tarde e que precisava de manutenção. E, agora, o prenúncio dessa catástrofe está aí, e nós que somos da Baixada temos a mesma responsabilidade com o que acontece com o nosso Maranhão”, disse o parlamentar.

Por fim, Hélio Soares defendeu a reedição da Frente Parlamentar em Defesa da Baixada, criada através da Resolução Legislativa 615/2011, da qual foi um dos signatários.

Deixe uma resposta