O aplicativo de transporte de passageiros Uber divulgou um manual de utilização dos serviços durante o período de Carnaval. De acordo com a empresa, os passageiros podem ter que pagar “pela sujeira que deixarem para trás” e reembolsar os motoristas pela limpeza. Entre os casos relatados pela Uber estão manchas e resíduos causados por maquiagem, purpurina e gliter, além de vômitos e bebidas.

Segundo a companhia, o critério usado para o reembolso será a ocorrência de um problema que efetivamente impeça o motorista de continuar trabalhando, e ele precisará comprovar o caso. O condutor terá que tirar fotos do dano e enviar as imagens para o serviço de transporte. Além disso, será necessário comprovar a despesa com a nota fiscal do serviço de limpeza, e não haverá uma taxa limite de cobrança.

De acordo com a Uber, se o motorista fizer uma viagem após o caso, sem que haja a comunicação ao aplicativo, ele perde o direito de reembolso. O passageiro será avisado da cobrança via mensagem pelo aplicativo ou através do recebimento de um aviso por e-mail. O cliente também poderá contestar a cobrança com a empresa.

Outras orientações

Além disso, a companhia de transporte orienta que o cliente procure um local mais afastado da multidão e se comunique com o motorista por mensagem ou ligação, para combinar o ponto de encontro exato. Outra recomendação é que, para sua própria segurança, o passageiro não faça viagens fora da plataforma. Com a Uber, as viagens são monitoradas via GPS e têm seguro para acidentes pessoais. Além disso, através do aplicativo, o cliente pode compartilhar com outro usuário os dados da sua viagem e seguir a sua localização, em um mapa, em tempo real. Para isso, é preciso selecionar “compartilhar status” durante a sua viagem.

A plataforma também recomenda que o usuário “evite toques e brincadeiras que possam ser mal interpretados” e respeite os motoristas. Por fim, a Uber orienta os passageiros a verificar cuidadosamente se não deixou dentro do carros objetos pessoais, como celular, fantasia ou carteira. Se esqueceu algum pertence no carro, o passageiro pode fazer a comunicação através do site.

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